9 de set. de 2014

decoden: primeiras experiências + dicas

Há cerca de um mês atrás, encomendei chantilly decorativo (não comestível! uma amiga minha já quase fez essa confusão ;;; ) com a intenção de fazer bijutaria no estilo sweet decoden. Entretanto aconteceu um montão de coisas (cough cough preguiça também né) e acabei só experimentando pela primeira vez semana passada OTL Portanto, óbvio que não sou expert nenhuma no assunto, mas para outras principiantes como eu achei que seria útil uma compilação dos tutoriais e dicas que me ajudaram a começar ⁺✧.

É bem provável que já saiba o que é decoden, mas se não conhece, é um termo japonês que deriva das palavras decorated denwa, ou seja, telefone enfeitado. É um estilo de decoração, por vezes um tanto excessivo, que reflete a "cultura da fofura" tão popular no Japão. Atualmente, não se limita a celulares - de fato, com um pouco de imaginação, quase tudo pode ser decodenizado!
Até suas unhas.
Duas das minhas lojas de artigos decoden favoritas são YunaRose e Stay Cute Deco, onde você pode ver exemplos de artigos decorados para se inspirar e compreender melhor o estilo. É muito comum encontrar capas para celular nesse tipo de loja, sobretudo para iPhones (//cries forever porque nunca ninguém se lembra de fazer capas kawaii para Samsung Ace 2), mas também para consolas Nintendo, caixinhas, espelhos compactos, etc.

Mas e se quiser fazer seus próprios itens decoden? Quais são os básicos? Onde comprar? Quais as técnicas de decoração? Para lhe poupar algum tempo, aqui estão alguns dos recursos que utilizei para as minhas primeiras criações.
Quero todos os cabochons do mundo ahhh ;W;
 os básicos
Mesmo para projetos decoden mais simples, há alguns elementos que não pode dispensar. Depende muito do que você pretende fazer, claro, e regras foram feitas para ser quebradas, mas no geral convém ter pelo menos alguns destes itens antes de começar.
  • Cabochons: decorações 3D com a parte de trás lisa. Eu compro meus nas lojas chinesas locais, mas se não tiver nada do género na sua zona pode sempre encomendar através da Etsy.
  • Brilhantes strass: dão um toque muito fofo e (com uma grande dose de paciência) podem inclusive ser o único componente de um projeto, utilizando cores e/ou tamanhos variados para criar padrões.
  • Pérolas: têm uma função semelhante aos apliques strass, mas têm um aspeto mais suave e elegante.
  • Objetos para decorar: óbvio, sem eles nem teria o que fazer com o resto né ;;; Bases de brincos, clipes para o cabelo, capas de celular lisas, espelhos, caixinhas, vale tudo. De novo, meus stocks vêm das lojas chinesas da minha cidade, mas pode encontrar o mesmo (e talvez mais barato orz) na Etsy ou eBay.
  • Supercola/cola quente: para fixar bem suas decorações. (Ou, se for como eu, opte por cola normal, que funciona bem em cabochons ou strass sobre decorações tipo chantilly).
  • Pinças: vão ser extremamente úteis na hora de colar os cabochons e outras pecinhas pequenas com precisão.
Não incluí nessa lista o falso chantilly, que, embora opcional (e inexistente nos estilos deco mais antigos), se tem tornado representativo do sweet decoden. Isto porque o falso chantilly é tema para mais explicação. Você pode inclusive optar por fazer em casa: este é um dos muitos tutoriais que encontrará com uma simples busca no YouTube.
(( a Ray é uma preguiçosa e rouba foto de seu próprio post passe a palavra ))
Eu comprei meu chantilly falso no site modes4u.com. Escolhi o da Fuwa Fuwa porque é mais barato ahem ;; Ao solidificar, este creme ainda se mantém um pouco macio e elástico, embora sem perder a forma.
 técnicas
Como utilizar Fuwa Fuwa Whipped Cream:


A técnica de decoração pode ser um pouquinho difícil de início se não tiver nenhuma experiência prévia com decoração de bolos orz As boas notícias: com a prática vai melhorando! 


Depois é só esperar durante 24h até secar (_´ω`)
 dicas
Podem não ser a maneira mais 'correta' de fazer decoden, mas estes pequenos truques que fui descobrindo online ou da maneira mais dura - experiência própria - me facilitam bastante o trabalho, e gostaria de os saber desde o início. Têm que ver sobretudo com o uso do chantilly falso, porque o restante não tem nenhum segredo e (IMO) é relativamente simples.

  • Enrole bem o topo do saco de chantilly, ou este vai escapar-se por cima e vai ser incrivelmente frustrante (para lá de que vai ficar com a mão dorida).
  • Se quer aplicar chantilly em superfícies muito lisas, ele vai escorregar e dificultar bastante todo o processo. Com peças-base de plástico, pode passar uma lixa; com metal, use um esmalte de unhas branco (ou da cor do seu chantilly) e pinte como se fosse uma criança de 4 anos, para criar uma textura que permita uma maior aderência do chantilly.
  • A pasta do chantilly contrai ao secar! Por isso, se sua técnica for meio desconjuntada, vão aparecer fissuras no seu chantilly. Pode resolver isso após a secagem, aplicando um pouco de chantilly ainda 'fresco' nas fendas com um palito.
  • Depois da secagem, e porque o chantilly não é rígido, os cabochons e outros apliques podem ter tendência a cair. Nesse caso, retire-os com cuidado da sua base de chantilly e cole-os novamente para garantir que sua peça final será resistente ao uso.
  • Durante a aplicação do chantilly, pode precisar de molas da roupa para manter sua base quieta, senão vai bagunçar tudo e acabar com um montão de pasta de silicone onde ela não deveria estar.
Finalmente, uma seleção de bijutaria decoden que eu mesma criei ~ 
Em algumas das fotos pode ver a minha peruca da Lockshop como fundo kkkkk, acho que a cor ficou mais próxima da realidade do que na review que fiz anteriormente oops ;;;
E é isso! Desculpem o spam de imagens, mas eu queria mesmo partilhar essas peças, foram muito divertidas de fazer (☆^O^☆) Se alguém estiver interessado, aqui fica a página do Facebook da minha loja, o Thread Garden!

Já alguma vez experimentou decoden? Tem alguns conselhos ou truques que possa partilhar? Ainda tenho muito para aprender e gostaria de melhorar minhas técnicas ;w;

Até à próxima! ~

8 comentários:

  1. Nossa, que lindo!!! Eu adoro decoden :3
    E você é super talentosa! Adorei suas criações <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Eu também adoro, sempre tive curiosidade em experimentar e posso dizer que não fiquei decepcionada. Realmente é muito divertido e os resultados são fofos <33 Fico feliz por saber que gostou!

      Excluir
  2. Adorei seu blog. :3

    http://am0r-0taku.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Yo Rayen-san!
    Eu achei especialmente fofas os enfeites com rosas *0* sou apaixonada por rosas!!!! Eu fui até sua loja no facebook e o saquinho de moedas que eu queria está esgotado T^T espero que logo possa vender mais!!!
    sono-otaku-sekaide.blogspot.com.br

    Kissus~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mio-san!
      Ahh, obrigada! Eu também amo rosas, por isso acabei fazendo tantas decorações com esse motivo nos artigos da loja (。・ω・。) Pena que o artigo que queria está esgotado! Com a escola e tudo fica meio difícil repor o estoque rapidamente (sobretudo porta-moedas e outras peças de croché, que levam mais tempo...), mas quem sabe pelo Natal? Estou planejando lançar novos itens por essa altura :3
      Obrigada por dar uma olhada na loja, de qualquer maneira!
      Beijo ~ .(*♡´◡` 人´◡` ♡*)゚♡

      Excluir
  4. Suas decorações ficaram muito amor *-* estou apaixonada!

    http://enquantoachuvadissolveacidade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aii, obrigada, Andressa! ;w; Fico muito feliz em ouvir que gostou ~

      Excluir